FAQ: O que é fandom?








Já viu umas palavrinhas na internet que te deixaram com "cara de ponto de interrogação"? Você já se perguntou o que é Fandom? Fanfic? Shipper? Canon? Fanon? Fangirl? Fanboy? Não se preocupe! Nós criamos o nosso FAQ (perguntas frequentemente feitas) para te ajudar a entender um pouco mais esses termos loucos que vemos por aí. 


Mas afinal, o que é fandom?

A palavra inglesa fandom é uma justaposição da palavra fan (abreviação de fanatic) mais o sufixo dom (que exprime a ideia de domínio); traduzindo-a livremente ficaria algo como o “domínio do fã”, ou seja, o objeto da admiração de tais pessoas. Datada do ano de 1904, essa palavra, segundo o Oxford English Dictionary era primariamente usada na referência aos torcedores de determinado time de futebol e entusiastas teatrais.

Os Fandons surgiram com a Internet?
Não, embora em anos recentes eles tenham se multiplicado e crescido, fandoms são grupos bem antigos. Alguns afirmam que o fandom mais antigo que se tem registro é o de Sherlock Holmes, que já estava em atividade no final do século XIX. Já outros dizem que foram os fãs de Ficção Científica, na década de 20, os precursores do fandom atual. 

Quais são os maiores fandoms?* 
Anos 60 - O Agente da U.N.C.L.E. e Star Trek
Anos 70 e 80-  Star Wars e A Super Máquina
Anos 90 -  Highlander Arquivo X e Lois e Clark: As aventuras do Superman. 
Anos 2000X-Men, Harry Potter, Jogos Vorazes, Crepúsculo, Avatar, Jovens Titãs, Batman,  GleeSupernatural,  Naruto,  Star Wars e Vingadores 

*pesquisa realizada com base nas categorias: Livros, HQs, Desenho Animado, Filmes e Séries do Fanfiction.Net

Como os fandoms faziam antes da internet?
Até a década de 80, eles tinham duas maneiras de se comunicar: Fanzines e Mailing list. 
Fanzines são revistas editadas por um fãs . Trata-se de uma publicação despretensiosa, eventualmente sofisticada no aspecto gráfico, dependendo do poder econômico do respectivo editor. Geralmente, nessas revistas eram divulgados endereços para as pessoas daquele fandom se corresponderem, e com isso surge a mailing list. Numa mailing list você mandava a sua carta para vários destinatários e assim as discussões iam se propagando. 

No fim dos anos 80 e durante os anos 90, surgiu o Usenet (do inglês Unix User Network) que era um meio de comunicação onde usuários postam mensagens de texto (chamadas de "artigos") em fóruns que são agrupados por assunto (chamados de newsgroups ou grupos de notícias). Ao contrário das mensagens de e-mail, que são transmitidas quase que diretamente do remetente para o destinatário, os artigos postados nos newsgroups eram retransmitidos através de uma extensa rede de servidores interligados,

Como eu faço parte de um fandom?
Não existe uma regra. Se você gosta de determinada coisa (filme, série, livro...), mantém-se atualizado,  comenta em grupos, páginas no facebook, twitter... e entende as mais distintas referências que circulam na internet, há grandes chances de você já fazer parte de um fandom.  

Posso fazer parte de quantos fandoms eu quiser?
O Céu é o limite. :)

Todo fandom tem um nome? 
Não, necessariamente. Mas dar nome a um fandom é algo bem comum. Por exemplo: Quem gosta de Jogos Vorazes é Tributo, quem gosta de One Direction é Directioner, quem gosta de Supernatural é Hunter, e por aí vai!

Agora se você faz parte de um fandom, com certeza já ouviu termos como ship, shipper, shippo e similares. Não sabe que porcaria é essa? Então fiquem ligados no nosso próximo post de FAQ. Tem dúvidas sobre esses e outros assuntos? Manda pra gente então!  

       

2 comentários :

  1. eu faço parte do fandom Alien do Tokio Hotel. eu analiso que cada fandom tem seu lado bom e ruim. o lado bom é voce fazer amizade,e encontrar verdadeiros amigos ali pra toda uma vida. o lado ruim sao as brigas e confusões,e isso se torna repetitivo e cansativo,qualquer coisa que o artista faça pode ser motivo de mimimi e briga. ou algo diretamente com voce. enfim
    está certo! adorei o post
    segui como Mary Martins,retribui?
    www.meninadesencanada.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Fandoms têm esses problemas, infelizmente :/

      Seguindo já, Mary!

      Excluir