FAQ: O que é shipper? - Parte 1



Se você costuma frequentar as redes sociais, é bem provável que já tenha se deparado com a palavra "shipper" ou até seu verbo aportuguesado em diversas conjugações, como: eu shippo, ela shippa, eles shippavam e por aí vai.

Mas aí você pode se perguntar: Que droga é essa?

Bem, eu estou aqui para responder a sua pergunta :)

O que é um shipper?

Um shipper, basicamente falando,  funciona como uma subdivisão de um fandom, onde cada grupo(shipper) torce para um casal diferente. Por exemplo, dentro do fandom de Jogos Vorazes, há um grupo que torcem para o casal Katniss e Peeta, outro que torce para Katniss e Gale, outro que torce para Gale e Peeta, e assim sucessivamente. Cada fã de um desses casais é um shipper.

                             


Como surgiu?

Originada da palavra relationship (relacionamento, em inglês), os fãs de relacionamentos ficcionais, ou shippers, são aqueles que se focam mais no relacionamento de derterminados personagens do que da própria trama em si. Embora tenham recebido uma definição em meados da década de 90, o ato de torcer por um casal é bem antigo. Os primeiros shippers de que se tem registro datam do ano de 1913, quando os fãs de Jane Austen escreviam fanfics onde a trama principal era o relacionamento de Darcy e Elizabeth.

                                

Foram os fãs do casal Fox Mulder e Dana Scully(The X-Files; Arquivo X no Brasil)  os  primeiros a usar essa nomenclatura ao se denominarem relationshippers ou shippers

                                   
Só que na mesma época, Lois & Clark- As Aventuras do Superman estava sendo exibido, e os fãs do casal Lois e Clark começaram também a se denominar  shippers, e consequentemente outros fandoms fizeram o mesmo.

                                         

Com isso, fez-se necessário a criação de um nome especial para cada shipper. De um modo geral, os nomes dos shippers são formados pela junção dos nomes, sobrenomes ou apelidos do casal envolvido. No caso de  Fox Mulder e Dana Scully os fãs adotaram a sigla MSR (Mulder-Scully Relationship), enquanto os fãs de Lois e Clark adoraram Clois, como nome do ship. Veja outros exemplos. 


Caitlin Snow e Barry Allen= SnowBarry

                                

Nathan e Haley = Naley

                                  

Castle e Becket = Caskett

                                           


Logan e Veronica =Love


                                 


Mas nem só da junção dos nomes se faz um shipper! Semana que vem, eu volto com a segunda parte desse post, falando um pouco mais sobre os nomes dos shippers, bromances, shipwars, OTPs, e por aí vai!

Fiquem ligados e até a próxima!









0 comentários :

Postar um comentário