[Resenha] Sou Fã! E Agora?!, Frini Georgakopolous.

Sou fã! E agora?!
Autor: Frini Georgakopolous
Páginas: 125

Editora: Seguinte



Não vou mentir, a razão principal para eu ter comprado esse livro tem nome e sobrenome: Frini Georgakopolous. Embora esse tenha sido seu livro de estreia, a Frini já é bem conhecida no mundo literário, principalmente devido aos eventos que ela apresenta e/ou organiza (Clube do Livro, seu maravilhoso!)


Esse não foi o primeiro livro interativo que comprei ou ganhei, mas foi o primeiro que peguei de fato para ler. O livro contém alguns artigos sobre o que é ser fã, os clichês que a gente encontra e os perrengues que a gente passa. E no final de cada seção, tem sempre uma atividade para você interagir com o livro.

E o que esse livro tem de tão especial?

A primeira coisa que você pensa ao ler esse livro é: "Ufa! Eu não sou a única que faz isso." O maravilhoso desse livro é o sentimento de pertencimento que percorre todo ele. É impossível ler e não se identificar com cada frase ali escrita.

Eu acho que o livro dá uma segurança maior para a gente ser fã. Pode parecer um pouco de "mimimi", mas por muito tempo a imagem dos fãs, principalmente as do gênero feminino, vem sendo estereotipada, As fãs são sempre retratadas como adolescentes histéricas, fúteis e sem nada na cabeça.E muitas pessoas mais velhas têm receio de assumir seu lado fã, com medo de ser taxados de infantil ou imaturos. E esse livro vem pra quebrar um pouco esse preconceito. Eu nunca tive receio de mostrar meu lado fangril (dá pra ver pelo nome do blog, né?), mas sempre me perguntava se não era infantil demais, porém, saber que existem pessoas mais velhas que eu, e que curtem,/surtam pelas mesmas coisas é reconfortante.

O livro aborda desde os aspectos de ser fã, passando pelo fandom e pelas fanfictions (fanfiqueira na área!), como também aspectos da narrativa e recursos que os autores usam bastante nos livros, como os triângulos amorosos e os tão amados (ou odiados) clichês. Também tem uma artigo maravilhoso sobre a importância da literatua Jovem Adulta nos dias de hoje, abordando tudo o que esse subgênero tem a oferecer e as questões que ele nos impõe. 

A Frini escreve os textos de uma maneira tão fluida e com uma linguagem tão simples e jovial, que parece que a gente está sentada ao lado da melhor amiga, conversando sobre nossos livros favoritos. Mas não se engane, apesar da linguagem simples, o livro levanta questões bem importantes, não só sobre essa "profissão" que é ser fã, mas também sobre os materiais que consumimos e da importância de sermos críticos com tudo.

"Sou fã! E agora?" é uma carta de amor aos fãs sobre o quão maravilhoso é ser fã de qualquer coisa. Então não tenha medo de assumir seu lado fã e venha surtar (e se enxergar) com esse livro maravilhoso

0 comentários :

Postar um comentário